Sexo ainda é tabu em família

23 06 2009

Por Joana Gall

O tema é sexo, a família se reúne, os pais explicam e esclarecem as dúvidas dos adolescentes. Este seria o ideal da educação, porém, mesmo na sociedade moderna, não é bem assim que funciona. É verdade, a sexualidade é tratada de maneira bem mais aberta com a mudança de gerações, contudo, em muitos lares brasileiros o assunto ainda é motivo de vergonha e repreensão.

É assim na casa da estudante Fernanda Rafaela Pereira, de 14 anos. Ela e muitas outras jovens da mesma idade não tratam do tema em família. “O assunto é mais fechado, tenho medo da reação dos meus pais e do que eles podem pensar”. Fernanda ainda diz que seria bem mais fácil se pudesse perguntar e que a questão é muito importante para não haver diálogo em casa.

De acordo com a psicóloga e Mestra em saúde e gestão no trabalho, Jamille Z. Secchi, é necessário o apoio de quem está ao redor para enfatizar o cuidado. “A maioria dos jovens tem a informação, porém, talvez por não ter essa conversa, acaba se descuidando”. Ainda de acordo com ela, muitos pais têm dificuldades em explicar o assunto porque não tiveram essa educação em casa, e não sabem o que dizer.

Mas este não é o caso da operadora de caixa Florence Butschkau Monteiro. Mesmo com o esclarecimento de toda a família, ela engravidou quando tinha 18 anos. “Sempre tive conversas em casa, falava com minha mãe, meu pai e até a minha avó. A causa da gravidez foi minha, e não por falta de esclarecimento”. Ela acredita que o assunto deve ser tratado em casa, porém o jovem precisa se conscientizar sozinho e não depender somente da família para isso.